top of page

Por que a maioria das mulheres não usam seu cabelo natural?

Desde adolescente comecei a fazer escova, chapinha, escova progressiva, selagem, ou seja, todas as técnicas para alisamento disponíveis.


Em qualquer cidade no Brasil, por mais interiorana que seja, você irá encontrar um salão de beleza.


Era uma coisa comum pra mim alisar o cabelo, e muitas vezes se eu estava com o cabelo natural não saía de casa antes de alisá-lo. Perdi muitos convites de última hora simplesmente por não estar com ânimo para alisar o cabelo e "não poder sair assim".



Estava tudo normal até que um dia fui viajar para a Tailândia e decidi ficar por lá (a história toda você confere no livro "Você Ousa Sonhar?"). Passados alguns meses meu cabelo começou a voltar ao normal e eu não tinha levado secador e nem chapinha. Além disso, como a esmagadora maioria das mulheres de lá não possuíam cabelo liso, o serviço de escova progressiva não existia por lá.


Outro fator importante é que eu morava em uma ilha e era muito calor, por mais que eu fizesse escova em algum salão, ela não duraria nada. Eu poderia ter começado a utilizar algum tipo de produto para que ele ficasse bonito de maneira natural, porém a água do banho era um pouco salgada, o que não adiantaria em nada o tratamento.


Resultado: passei a ter que aceitar meu cabelo natural.


Por mais de um ano eu convivi com os dilemas da autoestima por estar utilizando meu cabelo daquela maneira, o que me fez questionar como nós, mulheres, somos completamente dependentes de produtos de beleza para nos sentirmos bem. Eu não sou contra os produtos de beleza, quero deixar bem claro aqui, inclusive gosto muito de me olhar no espelho e me sentir bonita, porém essa necessidade de estar arrumada cem por cento do tempo é que não é saudável.




Me lembro da reação de espanto de muitas pessoas que conversavam comigo pelas redes sociais e ao me encontrarem pessoalmente tomarem um choque por eu estar com meu cabelo daquela maneira, que nada mais era do que simplesmente a maneira natural dele.


Comecei a me questionar sobre isso pois conheço mulheres que acordam antes do namorado/marido para se arrumarem, mulheres que gastam fortunas para cuidarem de seus cabelos, mulheres que demoram horas para se arrumarem. Quanto tempo/dinheiro/esforço desperdiçado muitas vezes apenas por obrigação e não realmente por uma vontade genuína?


Imaginar que eu seria escrava do meu cabelo a vida inteira me fez aprender a me libertar disso e, por esse motivo, deixo um incentivo para quem queira fazer o mesmo: se você quiser começar, vale a pena tentar.






6 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • TikTok
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Twitter
bottom of page